Informação quente
Red Tiger Gaming William Hill Jovem bate a cabeça e perde a memória dos últimos cinco anos: 'Não reconheci meu filho'
data de lançamento:2025-04-07 12:45 tempo visitado:84
A produtora de eventos Débora Gomes de Oliveira Silva, 21, gosta de camarãoRed Tiger Gaming William Hill, de sair com os amigos, da cantora Liniker e é a alma da festa toda vez que chega a qualquer evento. Pelo menos é isso o que contam a ela. "É muito estranho as pessoas falarem das coisas que você gosta quando você não se lembra de nada", diz.
O dia 26 de novembro de 2024 parecia uma terça-feira normal na vida de Débora. Ela estava em casa com o filho Ravi, de 5 anos, e o namorado, o eletricista Rafael Moura, 29, quando desmaiou e bateu a cabeça com força. "Meu namorado disse que o barulho foi assustador, como se o crânio tivesse rachado."

Débora já havia desmaiado outras vezes e chegou a buscar atendimento, mas conta que os médicos diziam para não se preocupar. "No hospital me orientavam somente a me alimentar melhor, porque minha glicose estava baixa. Só depois [do acidente] recebi o diagnóstico de epilepsia."
Quando começou a recobrar a consciência após bater a cabeça, percebeu que algo estava errado. "Não reconhecia meu filho, nem meu namorado. Minhas últimas lembranças eram de estar grávida, e com outra pessoa", conta.
Ela diz que Rafael percebeu seu desespero e tentou tranquilizá-la. "Eu não reconhecia nada, nem minha casa. Ele percebeu, disse ser um amigo e falou que ia chamar a minha mãe. Ao mesmo tempo, o Ravi chorava e falava: ‘Mamãe? O que aconteceu com você?’. Mesmo assustada, tentei acalmá-lo."
Assim que Denise, mãe de Débora, chegou, todos seguiram para o pronto-socorro, e Débora foi encaminhada para o hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde vive. Lá ela teve outro desmaio e passou a noite em observação. Após uma bateria de exames, incluindo ressonância magnética e eletroencefalograma, os médicos disseram não ter encontrado nenhuma lesão ou trauma cerebral aparente.
Especialistas ouvidos pela reportagem afirmam que a perda de memória, causada pelo impacto na cabeça, pode ser recuperada com o tempo.
"Essa perda pode ser momentânea ou permanente, a depender da gravidade e da ocorrência de lesões cerebrais", afirma a neurologista Luciana Rodrigues De Marchi, do Hospital Santa Paula. "Como exemplo, podemos citar a epilepsia do lobo temporal, na qual os pacientes apresentam perda de memória gradual, e a concussão cerebral, que pode levar à amnésia temporária."
De acordo com o neurologista Rafael Paternó, do Hospital Nove de Julho, esse tipo de amnésia pós-trauma é mais comum do que se imagina. "A memória pode ser afetada tanto pelo impacto do trauma quanto pelas crises epilépticas", diz.
O passado recente de Débora é um mistério para ela. "Voltei para casa no dia seguinte [ao acidente], e minha família começou a me contar como foram meus últimos cinco anos. Foi assustador no começo, mas depois senti certo alívio ao ouvir que eu era uma boa mãe e que meu namorado era incrível. Os flashbacks começaram a surgir", conta. "As crises convulsivas, no entanto, consequência da batida, passaram a interferir na minha recuperação", acrescenta.
Cuide-se fortune tiger
A jovem afirma que agora tem como lema viver um dia de cada vez, fazendo descobertas ao longo do caminho. Para isso, conta com o apoio dos familiares e do namorado, que a incentivaram a compartilhar sua história no TikTok. "O primeiro vídeo viralizou. Muitas pessoas queriam saber mais sobre o meu caso, outras contaram que passaram pela mesma coisa."
Uma das perguntas mais frequentes que lhe fazem, ela diz, é sobre como retomou a relação com o filho e com o namorado, já que não se lembrava de nenhum dos dois.
"Sabe quando você fica muito tempo sem ver alguém e pode até esquecer alguns traços da pessoa, mas, no momento em que a vê, sente um amor imediato? Foi isso que senti com os dois. E o Ravi me ensina, todos os dias, como é ser mãe de uma criança incrível."
Débora conta que se apaixonou novamente pelo namorado. Uma das estratégias do eletricista para reconquistá-la, ela conta, foi colocar para tocar a música "Caju", da cantora Liniker.
Quase cinco meses após o acidente, a produtora continua refazendo a própria vida. "Ainda é esquisito ouvir das pessoas histórias ou gostos que você tem e nem sabe. O que posso dizer é que minha vida é boa e descubro isso todos os dias."
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Rio Grande do Norte saúde sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/03/jovem-bate-a-cabeca-e-perde-a-memoria-dos-ultimos-cinco-anos-nao-reconheci-meu-filho.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Emoção a Cada Giro | Apostas com Suporte 24/7 George Foreman, lenda do boxe, morre aos 76 anosMorte foi confirmada pela família na noite desta sexta (21); americano também ficou famoso com seu grill elétrico
fortune tiger 21.mar.2025 às 23h42
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
fortune tiger jogo Quais são os desafios de Gleisi no governo?Priscila Camazano recebe a repórter Victoria Azevedo para falar sobre as primeiras semanas da ministra no cargo
21.mar.2025 às 7h00 jogoo do tigre
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Bolsa Família afeta decisão de migrar após evento climático extremoPrimeiro estudo do gênero, realizado pelo IMDS, cruzou cadastros de auxílios sociais e dados de volume de chuva, mapeando comportamento de produtores rurais
21.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
jogo do tigre NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok