Informação quente
Red Tiger Gaming Gamshy Brasileiro tende à democracia, mas parte relativiza regime em alguns cenários
data de lançamento:2025-01-16 15:14 tempo visitado:182
O brasileiro tem propensão a defender a democracia a princípioRed Tiger Gaming Gamshy, mas vê o regime com insatisfação e desconfia de instituições como o Congresso Nacional e o Judiciário. Essas são tendências apontadas por pesquisas feitas em larga escala e representativas da sociedade brasileira nos últimos anos.
fortune tigerEm levantamento feito pelo Datafolha em dezembro, 69% dos entrevistados disseram preferir a democracia, número que representa uma queda de dez pontos percentuais quando comparado à pesquisa de 2022. O levantamento apontou que 8% achariam aceitável um regime ditatorial em algumas circunstâncias, enquanto 17% se disseram indiferentes quanto à forma de governo.
Apesar da defesa inicial do regime em respostas a perguntas mais amplas, a porcentagem daqueles que relativizam a possibilidade de um golpe é relevante em algumas circunstâncias.
ZA9BETbet - ZA9BET Aposta Esportiva OnlineO cenário preocupa principalmente ao se considerar os recentes ataques golpistas que serão lembrados em ato do governo federal sobre os dois anos do 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília.
Faça sua aposta esportiva na 98 e garanta bônus para novos usuários agora mesmo. Aposta esportiva na casa mais tradicional do Brasil: 15 anos emocionantes de 98. Ganhe Bônus de Até R$1000. número do bicho do jogo do bicho Estátua na praça Vladimir Herzog, no bairro Bela Vista, em São Paulo, em homenagem ao jornalista morto durante a ditadura militar - Allison Sales /FolhapressLeonardo Avritzer, professor titular aposentado de ciência política da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e coordenador do Instituto da Democracia, considera que a apresentação de diferentes cenários aos entrevistados traz mais precisão sobre a real percepção dos brasileiros a respeito da democracia.
Quando isso acontece, dois contextos se sobressaem entre aqueles que defendem um golpe de Estado.
Segundo a pesquisa "A cara da democracia" de 2024, feita pelo instituto coordenado por Avritzer e da qual participaram pesquisadores da UFMG, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UnB (Universidade de Brasília) e UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), 49% dos brasileiros dizem que um golpe seria justificável no caso de "muita corrupção". Nesse cenário, 47% dos entrevistados rejeitaram a possibilidade, 3% não souberam dizer e 1% não respondeu.
Em um contexto com muitos crimes, 45% das pessoas disseram que um golpe seria justificável, contra 50% que disseram não —3% não souberam, e 2% não responderam.
Em pergunta geral sobre o tema, porém, a maioria dos brasileiros diz entender que a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo. Responderam desse jeito 58% dos entrevistados, seguidos daqueles que disseram "tanto faz" (17%) e dos que endossaram as ditaduras em algumas circunstâncias (13%).
O estudo foi feito com mais de 2.500 pessoasRed Tiger Gaming Gamshy, entrevistadas presencialmente em 188 cidades de todas as regiões do país. O levantamento foi feito de 26 de junho a 3 de julho de 2024, com margem de erro estimada de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.